Amamentação

Os 10 benefícios da Amamentação

O aleitamento materno é a forma mais sábia que a natureza desenvolveu de proporcionar a nutrição, o afeto e a proteção da mãe para o seu bebê! Apesar disso, a amamentação ainda é muito negligenciada por algumas pessoas e culturas, que não enxergam os reais benefícios que ela pode trazer, sejam eles no âmbito nutricional e preventivo ou no âmbito emocional.

E é por entender a importância de disseminar essas informações que eu trouxe aqui os 10 maiores benefícios relacionados à amamentação. Vamos começar?

1. Proteção contra infecções

O leite materno possui fatores que ajudam a proteger o bebê de infecções, principalmente as diarreias e as infecções respiratórias. A proteção é ainda melhor se a amamentação for exclusiva durante os 6 primeiros meses, ou seja, o bebê deve ser nutrido apenas de leite, não deve ser dado nem mesmo água ou chás nesses primeiros 6 meses! E, de verdade, não se preocupe, o seu bebê não vai morrer de sede! O leite materno já possui a quantidade de água que ele necessita nessa fase.

2. Diminui o risco de alergias

A amamentação diminui as chances de desenvolver alergia a proteína do leite de vaca (a chamada APLV), além de diminuir as chances de desenvolver asma, rinite e dermatite atópica (aquela pele meio ressecada e alérgica, sabe?).

3. Diminui o risco de pressão alta, colesterol alto e diabetes

O cuidado que você tem de amamentar o seu bebê agora pode fazer com que na vida adulta ele tenha menos chances de ter todas essas doenças! Mas os benefícios não são somente do bebê… A mãe que amamenta reduz em 15% as chances de desenvolver diabetes e outras doenças.

4. Melhor nutrição e menor chance de obesidade

O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança. Além disso, quanto mais tempo você amamenta, menor a chance da criança desenvolver obesidade ou sobrepeso no futuro.

5. Crianças mais inteligentes

Os estudos mostram que crianças e adultos que foram amamentados possuem um melhor desenvolvimento cerebral. Isso ocorre devido aos nutrientes do leite materno e também pelo afeto trocado durante o ato.

6. Melhor desenvolvimento da cavidade oral

O exercício que o bebê faz para sugar o leite promove o melhor desenvolvimento das estruturas orais, facilita o alinhamento dos dentes, o desenvolvimento da mastigação e da fala. Chupetas e mamadeiras são prejudiciais nesse desenvolvimento, então tente evitar!

7. Ajuda a proteger contra o câncer de mama

As mulheres que amamentam, principalmente por mais de 6 a 12 meses, possuem menor risco de desenvolver câncer de mama! Isso é comprovado por diversos estudos, mas lembre-se que “diminuir o risco”não é o mesmo que “não desenvolver”, então mantenha os seus exames em dia!

8. Ajuda a prevenir nova gravidez

A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses ajuda a proteger contra uma nova gestação, caso a mulher ainda não tenha voltado a menstruar. Mas lembre-se de manter o acompanhamento com a sua ginecologista e conversar sobre todos os métodos para evitar uma nova gravidez!

9. Menor custo financeiro

Essa é uma informação bem óbvia mas que muita gente esquece. Amamentar não possui custo financeiro direto. Pra que gastar com fórmulas e outros tipos de leites artificiais se o leite materno é o melhor e o essencial para o bebê?

10. Vantagens para a mãe

Alguns outros benefícios para a mãe também podem estar associados à amamentação, como a redução no risco de desenvolver câncer de ovário, câncer de útero, colesterol alto, pressão alta, doenças cardíacas, obesidade, osteoporose e depressão pós parto. Os benefícios não são só do bebê!


Como se não bastassem todos os 10 benefícios acima, o aleitamento também promove algo muito importante: os olhos nos olhos, o contato entre mãe e filho e essa troca prazerosa que permite intimidade, afeto e autoconfiança entre todos os envolvidos.

Espero que esse texto tenha lhe ajudado nesse momento tão único que é o amamentar.

Até a próxima!

 

CLIQUE AQUI E AGENDE A SUA CONSULTA!

 

Referências utilizadas:

Ministério da Saúde – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar

Você também vai gostar destes