Câncer de Mama Dicas e Cuidados Estilo de Vida

Exercício Físico reduz chances de Câncer de Mama

Atualmente, cerca de 25% dos casos de câncer no mundo estão associados com a obesidade e com um estilo de vida sedentário.

O sedentarismo por si só, mesmo que não haja excesso de peso, já aumenta as chances de desenvolvimento de um câncer e de uma série de doenças, como diabetes e alterações cardiovasculares.

Quer dizer então que o exercício físico previne o câncer de mama?

Os estudos comprovam que o estilo de vida saudável e ativo consegue reduzir o risco de desenvolver o câncer de mama e também, nas mulheres que já receberam o diagnóstico dessa doença, reduzir as chances de recidiva (retorno da doença) e de mortalidade pelo câncer de mama.

Mas porque isso acontece?exercício físico e câncer de mama

A prática de atividade física regular promove os seguintes mecanismos contra o câncer de mama:

  • Redução dos hormônios esteroides 
  • Regulação do mecanismo da insulina
  • Redução das células de gordura e do estresse oxidativo
  • Melhora da função imune

Tudo isso faz com que o nosso organismo tenha menos alterações que favoreçam mutações celulares, que levariam ao surgimento de uma neoplasia maligna (câncer).

Colocando esses benefícios em números…

exercício físico e câncer de mama

Uma série de trabalhos científicos mostraram que o exercício físico leva a uma redução de 30% no risco de desenvolver câncer de mama, independente da idade!

O benefício também se estende para mulheres que estão em tratamento para o câncer ou que já passaram pelo mesmo, sendo uma recomendação que todo mastologista faz para os seus pacientes.

Uma grande metanálise concluiu que mulheres já diagnosticadas com câncer de mama, mas que fazem atividade física regularmente, possuem uma redução de até 40% nas taxas de mortalidade, chegando a 67% quando se tratam de mulheres com câncer de mama que respondem a hormônios. As taxas de recorrência (retorno) do tumor também são reduzidas em 50% quando há a prática de atividade física!

Qualquer exercício traz benefício?

Não existe recomendação de um tipo específico de exercício ou esporte, ou seja, você pode fazer a atividade que lhe for mais interessante ou que tiver mais afinidade! O que se sabe é que o benefício está relacionado à intensidade e à quantidade da atividade realizada. A recomendação da American Cancer Society é de realizar uma atividade física de moderada a alta intensidade por pelo menos 30 minutos (de preferência 45 a 60 minutos) 5 vezes na semana, em adição as atividades do dia a dia.

Outros benefíciosexercício físico e câncer de mama

Além dessa redução impactante nas chances de desenvolver um câncer, também há outras vantagens associadas ao exercício físico, como por exemplo:

  • Melhora da qualidade de vida
  • Redução da fadiga e indisposição
  • Melhora da composição corporal e condicionamento físico
  • Aumento da auto-estima
  • Diminuição de efeitos colaterais dos tratamentos relacionados ao câncer

exercício físico e câncer de mama

E aí, depois de tantos benefícios você ainda vai ficar parada?

 

CLIQUE AQUI E AGENDE A SUA CONSULTA

 

Referências:

Ligibel J.A et al. Exercise, Diet, and Weight Management During Cancer Treatment: ASCO Guideline. J Clin Oncol, 2022.

Ligibel J.A et al. Weight Management and Physical Activity for Breast Cancer Prevention and Control. Am Soc Clin Oncol Educ Book, 2019. De Boer M.C. et al. The Mechanisms and Effects of Physical Activity on Breast Cancer. Clinical Breast Cancer, 2017.

Você também vai gostar destes