Desodorante causa câncer de mama?
Essa é uma das dúvidas mais comuns entre as pacientes no consultório — e também um dos maiores mitos quando falamos em saúde das mamas.
A verdade é: não, o uso de desodorante não causa câncer de mama.
De onde vem essa dúvida?
Muita gente acredita que o desodorante, especialmente os que contêm alumínio, poderia impedir a eliminação de toxinas pelas axilas, causar acúmulo de substâncias nas mamas ou até afetar células mamárias próximas. Mas essa teoria nunca foi comprovada cientificamente.
O que dizem os estudos?
Até hoje, não há nenhuma evidência forte, nem estudos de qualidade, que mostrem relação direta entre o uso de desodorantes e o desenvolvimento de câncer de mama.
Organizações e Sociedades sérias já se posicionaram sobre o tema e afirmam que os dados disponíveis não sustentam essa associação.
Inclusive, nem os desodorantes que contêm alumínio foram relacionados ao câncer de forma consistente.
E o uso após a depilação?
Outra dúvida comum é sobre o risco de usar desodorante logo após a depilação das axilas. Ainda assim, não há provas de que isso aumente o risco de câncer.
O que pode acontecer é uma irritação local da pele, principalmente em peles mais sensíveis — mas isso não tem relação com câncer.
Conclusão
Você pode continuar usando o seu desodorante com tranquilidade. O câncer de mama está muito mais relacionado a fatores como genética, idade, obesidade, sedentarismo e consumo de álcool do que ao uso de produtos na pele.
Se tiver dúvidas sobre prevenção, exames ou saúde das mamas, marque sua consulta com um mastologista. Estou aqui para te orientar com clareza, acolhimento e cuidado em cada fase da sua vida.